terça-feira, 20 de dezembro de 2011

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

TAREFA 1º PERÍODO: CONCEITOS: Módulo 1: Unidade3

TAREFA 1º PERÍODO: CONCEITOS: Módulo 1: Unidade3

Civilização:
Conjunto de instituições, técnicas, saberes, costume, crenças, etc. que caracterizam uma sociedade ou um grupo de sociedades determinadas .

Igreja romana – cristã:
Termo que designa o cristianismo e a sua hierarquias sacerdotais, após a sua ascensão a igreja oficial do Estado Imperial Romano.

Época clássica:
Período da antiguidade que corresponde aos séculos de nascimento e desenvolvimento das civilizações gregas e romanas. Cronologicamente, estende-se do inicio de 1º milénio a.C., data da queda do império romano do ocidente.

TAREFA 1º PERÍODO: CONCEITOS: Módulo 1: Unidade2

TAREFA 1º PERÍODO: CONCEITOS: Módulo 1: Unidade2

Império:
Conjunto de diversos territórios, com diferentes nações e culturas, geralmente adquiridos por conquistas, que estão subordinados à autoridade de um único governa, o que exerce o domínio político e a exploração económica.

Fórum:
É a praça pública.

Direito:
Conjunto de leis e normas jurídicas que governam um povo ou estado e que regula as relações sociais. O comprimento da lei garantido pela acção coerciva do estado, o que distingue estas normas das morais, religiosas e sociais.

Magistraturas:
Cargos superiores do funcionamento publico e do exercito nos quais eram delegados algum poder do estado.

Urbanismo:
Estado sistematizado da cidade que inclui o conjunto de medidas técnicas, administrativas, económicas e sociais necessárias à sua planificação e desenvolvimento.

Pragmatismo:
Filosofia ou corrente de pensamento que valoriza o senso comum, ou juízo pratico e objectivo, como orientação de vida.

Romanização:
Ato ou efeito de romanizar, isso é, adaptar aos costumes e cultura romana.
Aculturação:
Acto de assimilação de uma cultura por outra diferente; fenómeno resultante do contacto directo e continuo entre grupos de indivíduos de culturas diferentes.

Município:
Cidade do império romano, em Itália ou nas províncias, cuja organização administrativa interna era semelhante à da capital do império – Roma.

Urbe:
A urbe conduta (normalmente abreviado AUC ou a.C.) é uma expressão latina que significa 'desde a fundação da cidade'. Refere-se principalmente na numeração dos anos desde a fundação de Roma, tradicionalmente fundada no ano 753 a.C.