quinta-feira, 27 de março de 2014

Conceitos Módulo 8 Unidade 3

Expressionismo abstrato: termo que designa um conjunto de tendências pictóricas nos anos 40 e 50 do século XX. Têm em comum a substituição do figurativismo pelo abstracionismo, no qual integram processos técnicos de execução das formas e de aplicação da cor influenciados pelo surrealismo e pelo expressionismo.

Pop art: literalmente, significa arte popular, pretendendo exprimir a aproximação à cultura e aos meios de comunicação de massas. Desenvolveu-se nos finais dos anos 50 e nos anos 60 do século XX, tendo integrado objetos e temos da sociedade de consumo no mundo da arte.

Arte conceptual: movimento artístico internacional dos anos 60 e 70 do século XX, que se caracteriza por secundarizar a obra de arte enquanto objeto físico, privilegiando o conceito ou a ideia que lhe está subjacente.

Existencialismo: corrente filosófica surgida na Europa, no período entre as duas guerras mundiais, que centra a sua reflexão na liberdade individual, privilegiando a existência não como um atributo do ser mas como experiência pessoal. Distingue-se um existencialismo ateu, de que o grande representante é Sartre, de um existencialismo cristão, perfilhado, entre outros, por Gabriel Marcel e K. Jaspers. Enquanto o primeiro nega a existência de Deus, o segundo substitui a transcendência moral pelo amor interpessoal.

Ecumenismo: movimento que preconiza a união de todas as igrejas cristãs. Os contactos tornaram-se frequentes depois da Primeira Guerra Mundial e convergiam na criação do Conselho Ecuménico das Igrejas (COE), em 1948. Ruindo em Genebra, conta, sobretudo, com a colaboração de ortodoxos e de protestantes. Embora a Igreja Católica não seja membro do Conselho, não tem deixado d enviar observadores às suas assembleias desde o pontificado de João XXIII.

Ecologia: ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. As grandes preocupações ambientalistas datam dos anos 60 e motivaram a criação de associações para a proteção da Natureza. Apolíticas e com grande influência do movimento pacifista, essas organizações veriam a sua ação completada com o desenvolvimento, já nos anos 80, dos partidos ecologistas.

Movimento pacifista: conjunto de ações, como manifestações, marchas e boicotes, protagonizadas em grande parte pelos jovens, como repúdio ao envolvimento dos EUA na guerra do Vietname e ao clima de insegurança que pairava no Mundo.

Contracultura: estilo de vida juvenil que denuncia os valores materialistas da sociedade capitalistas, aos quais contrapõe a ausência de regras sociais e morais, o espiritualismo, o pacifismo e o regresso à Natureza. Este fenómeno idealista, que conduziu muitos jovens dos EUA e da Europa à automarginalização nos anos 60, teve raízes nos costumes libertários e nos gostos artísticos da geração beat (boémios e intelectuais americanos da década de 50).
 
 Pollock- expressionismo abstrato

Sem comentários:

Enviar um comentário